Enfermagem

O papel do enfermeiro na cirurgia plástica

São diversas as atividades desempenhadas pela enfermagem em cirurgia plástica, ela pode envolver toda a rotina da cirurgia, como recepção e orientação aos pacientes e familiares, supervisão do atendimento de toda equipe de enfermagem prestado durante a internação hospitalar, orientando os pacientes no pré e pós-operatório e também realizando os curativos, remoção de drenos, e em outros diferentes procedimentos necessários que possam surgir, relacionados a  atuação do enfermeiro no contexto da cirurgia plástica.

O enfermeiro é o profissional da área de saúde com condições de atuar técnica e cientificamente em todas as fases relacionadas a cirurgia plástica, prestando atendimento a pacientes nos perí­odos pré, intra e pós-operatório. 

Atuação dos enfermeiros no centro cirúrgico

Os enfermeiros que compõem uma equipe de cirurgia são:

– Enfermeiro-chefe: responsável por toda a equipe de enfermagem e que organiza todos os recursos materiais e humanos, ajudando de forma a manter o ambiente em condições de funcionamento.

– Enfermeiro assistencial: responsável pelas atividades administrativas e assistenciais, como o transporte do paciente até a sala de cirurgia e a análise das condições físicas e emocionais do paciente antes do procedimento.

– Auxiliar e técnico de enfermagem: auxiliam o enfermeiro sempre que necessário e são responsáveis pelo funcionamento de todos os equipamentos e ferramentas que serão utilizados durante a cirurgia.


Atuação dos enfermeiros no pós-operatório

Este profissional além de atuar junto a equipe médica durante o procedimento cirúrgico, sua atuação também é fundamental no pós-operatório, realizando a avaliação da qualidade da cicatrização, na aplicação do curativo, assim como nas suas trocas. Salientamos que na GCP é utilizado o curativo a vácuo, considerado o melhor curativo para evitar infecções e acelerar a cicatrização.