ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO

Alimentação e suplementação no pré e pós-operatório de cirurgia plástica

A alimentação e nutrição adequada é fundamental para a segurança e resultado final satisfatório da cirurgia plástica! Principalmente nas cirurgias de maior trauma, como por exemplo na lipoaspiração, lipoescultura, abdominoplastia, braquioplastia, cruroplastia e reconstrução mamária. Muitos problemas indesejados na cirurgia plástica, ocorrem pelo fato do organismo do paciente não estar bem nutrido e fraco para enfrentar o procedimento cirúrgico e conseguir uma boa recuperação, principalmente problemas como risco aumentado durante a cirurgia, má recuperação e cicatrização, devido ao excesso de inflamação, levando a uma "remodelagem" corporal inadequada.

Como deve ser a alimentação e nutrição no período pré e pós-operatório de cirurgia plástica?

Sendo a nutrição do organismo fundamental para uma melhor segurança e recuperação da cirurgia plástica, nossos pacientes iniciam acompanhamento nutricional, com profissional habilitado e competente, no período pré-operatório, intraoperatório e pós-operatório, ou seja, durante todos os períodos que envolve a cirurgia.

Na verdade a avaliação nutricional é a porte de "entrada", onde se dará o início dos processos realizados dentro da GCP, tendo em vista a grande importância de um organismo bem nutrido para a cirurgia além de que alguns pacientes precisam perder uma certa quantidade de peso antes da cirurgia, para maior segurança e resultado da mesma.

Neste período é importante a exclusão de alimento que são inflamatórios e a preferência por alimentos antiinflamatórios. A suplementação é bastante utilizada, já que ela facilita e garante uma boa nutrição.


Como garantir uma boa alimentação e suplementação no pré e pós-operatório de cirurgia plástica?

Tendo em vista que antes da realização da cirurgia o paciente tenha capacidade para se alimentar e suplementar sozinhos, este irá seguir um cardápio alimentar e uma suplementação específica iniciando algumas semanas no pré-operatório.

No período intraoperatório  o paciente se encontrará em jejum de algumas horas, nosso nutricionista orienta o "jejum abreviado", que consiste em um período curto de jejum com as refeições realizadas antes da cirurgia, sendo apenas de líquidos clarificados contendo carboidratos e aminoácidos. Esta técnica é a mais recomendada pelo Colégio Brasileiro de Medicina e outras organizações mundiais referências em cirurgias por proporcionar mais capacidade imunológica ao organismo diminuindo os processos inflamatórios no pós-operatório e acelerando a cicatrização.

Já no período pós-operatório imediato, nossos paciente ficam hospedados em hotel com infraestrutura e espaço adequado para a melhor recuperação, além de uma acompanhante que irá auxiliar na dieta personalizada prescrita pelo nutricionista da equipe, pois tendo em vista a importância da alimentação adequada neste período, as refeições do paciente não será a mesma dieta geral oferecida pelo hotel, mas uma alimentação adaptada que proporcionará uma nutrição imunomoduladora para proporcionar a máxima recuperação e qualidade do resultado final. E após boa parte da sua recuperação ter ocorrido de forma acentuada pelo período de grande repouso, este retornará para seu lar onde ainda continuará sendo acompanhada pelo nutricionista e médicos da equipe. Lembre-se, este é o maior programa de cirurgia plástica do Mundo!



A importância da alimentação e nutrição adequada na cirurgia plástica

O papel da nutrição no processo de cicatrização, inflamação e imunidade é de extrema importância, já que os nutrientes e compostos bioativos fornecem substratos que dão suporte ao organismo para que ele construa novas células e recupere tecidos de maneira organizada e com um belo aspecto. Estes nutrientes devem ser oferecidos ao organismo principalmente por meio da alimentação, porem para garantir de fato a presença de todas as substancias e uma ingestão aumentada daquelas mais envolvidas na recuperação cirúrgica, uma suplementação realizada nesta direção é de grande importância.