EDUCADOR FÍSICO
Exercício físico no pré e pós-operatório de cirurgia plástica
A prática de exercícios físicos no pré cirúrgico, dentre outros benefícios, melhora a aptidão cardiorrespiratória, que reduz o risco de complicações cirúrgicas, facilita a cicatrização e melhora a recuperação pós-operatória. Além disso, iniciar o processo de mudança de estilo de vida no pré-operatório é fundamental. Importante a equipe cirúrgica avaliar o seu quadro clínico. Doenças cardiovasculares, osteoartrite, lombalgias e outras, que não contra indicam a prática de exercícios físicos, apenas restrigem algumas modalidades, mas um profissional de educação física orientará qual a melhor modalidade, quantidade e intensidade da sua prática.
A importância da atividade física no pré-operatório de cirurgia plástica
O pré-operatório de cirurgia plástica é muito importante para o sucesso do procedimento. Assim, o ideal é que o paciente inicie a sua preparação e atividades físicas no mínimo 4 semanas antes da operação, mas claro que período maiores serão ainda melhor.
O exercício físico antes de operar garante mais resistência e energia para encarar o pós-operatório, onde já é esperado que as atividades diminuam, mas preparado, estas não demoram muito para serem novamente incluídas na rotina do paciente operado.
O ideal é começar com calma e aumentar a intensidade dos exercícios físicos paulatinamente, sempre com o apoio e orientações de equipe transdisciplinar, do preparador físico e do médico que irá acompanhar você durante todo o processo de cirurgia plástica.
Alguns médicos podem recomendar que o paciente emagreça antes da operação, nesses casos a atividade física também é fundamental nesse processo.
E por valorizar e incluir na equipe, profissionais que atuam com exercícios físicos e nutrição é que a GCP é o programa que melhor prepara o paciente para a cirurgia plástica!
A importância da atividade física no pós operatório de cirurgia plástica
Após a cirurgia plástica, o paciente deve obter a liberação médica para voltar às atividades físicas. No mesmo dia da cirurgia já é esperado que o paciente se levante da cama e faça pequenas e leves caminhadas dentro do ambiente de repouso, sempre com o auxílio de um acompanhante. Nos dias seguintes, as caminhadas devem ser evolutivas. Exercícios com carga moderada e sem impactos importantes aos músculos normalmente estão liberados após aproximadamente 30 dias, isso dependerá de cada paciente e do procedimento de cirurgia plástica realizado.
Os exercícios durante essa fase são essenciais no processo de modelagem corporal, no controle da ansiedade e estresse, e no sucesso dos resultados. Além disso, atividade física contribui para ganho de força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Contudo, outros pontos também são importantes nessa fase, como o acompanhamento médico, a alimentação saudável e a dedicação com exercícios físicos para mudar seus hábitos de vida, por isso a GCP oferece a continuidade do acompanhamento de seus profissionais também no pós operatório.
Exercícios físicos recomendados no pré e pós operatório de cirurgia plástica
Alguns do exercícios físicos recomendados no pré e pós-operatório são:
Caminhada;
Musculação;
Exercícios aeróbicos;
Exercícios funcionais;
Atividades aquáticas (natação/hidroginástica).
O Educador Físico da GCP irá montar um plano de atividade física de curto e médio prazo, buscando sempre a evolução e aumento da intensidade com o tempo. Os treinos devem ser alterados periodicamente visando diferentes estímulos.