FISIOTERAPIA
Fisioterapia no pós-operatório de cirurgia plástica
A fisioterapia é essencial no pós-operatório dessas cirurgias, pois ajuda na redução do inchaço causado pelos procedimentos, acelerando a regeneração da área. Outro grande benefício é a diminuição do processo inflamatório. Quando o organismo sofre um grande trauma, a tendência é que a área afetada retenha líquido e dificulte a recuperação.
A importância de fazer fisioterapia após cirurgia plástica
O tratamento pós-cirúrgico deve ser realizado no pós-operatório imediato ou tardio, sendo importante para prevenir:
edemas;
enfisema cutâneo;
retrações cicatriciais;
fibrose;
lipoma;
seroma;
déficit de sensibilidade;
contratura muscular.
Tipos de fisioterapia na recuperação da cirurgia plástica
Podem ser utilizados vários tipos de fisioterapia na recuperação da cirurgia plástica, que vêm demonstrando eficácia e resultados positivos para a reabilitação do paciente.
Ultrassonoterapia
Esta técnica utiliza a ultrassonografia (ondas sonoras) para exercer um efeito térmico ou atérmico sobre as células e tecidos da área operada. O mecanismo atua de diferentes formas no processo de cicatrização e/ou reparo de lesões.
O efeito atérmico é indicado no pós-cirúrgico imediato, ou seja, na etapa da inflamação, que é uma fase dinâmica de reparo. Seu efeito tem uma importante contribuição na circulação sanguínea da área operada, facilitando a drenagem linfática.
Drenagem linfática manual
Algumas cirurgias plásticas pedem um tratamento complementar, que será de suma importância na recuperação mais rápida do paciente. A drenagem linfática manual é um procedimento recomendado em cirurgias plásticas como:
lipoaspiração;
abdominoplastia;
mamoplastia;
mastopexia;
reconstrução da mama;
Braquioplastia;
Cruroplastia;
dentre outros.
Liberação tecidual funcional
A técnica de liberação tecidual funcional é um tratamento simples, indolor, não invasivo e de rápida resposta, que consiste na aplicação de uma pressão suficiente para provocar um rearranjo na estrutura dos tecidos, orientando as fibras de cicatrização e de colágeno, prevenindo ou tratando, dessa forma, as fibroses e aderências.
Taping
A técnica de taping consiste na aplicação de fitas compressivas hipoalergênicas de algodão nas regiões operadas, de forma a mobilizar e orientar o processo cicatricial constantemente e em diferentes direções, modificando a estrutura do colágeno cicatricial. Age complementando os tratamentos manuais.
Cinesioterapia
Outra técnica utilizada dentro da fisioterapia é a cinesioterapia, que trabalha a parte funcional do corpo, com exercícios e alongamentos, caso haja alguma limitação de movimento, em função da cirurgia.
Quem pode realizar os procedimentos de fisioterapia na cirurgia plástica?
Todos os tratamentos fisioterapêuticos pós-cirúrgicos têm de ser realizados por uma equipe multidisciplinar e capacitada para exercê-los. A partir disso, as técnicas de fisioterapia têm muito a contribuir para o sucesso da cirurgia plástica e o bem-estar dos pacientes, sendo o fisioterapeuta o profissional habitado para estes procedimentos, porém algumas técnicas também podem ser aplicadas por esteticistas, biomédicos e enfermeiras.